Comunidade Aprender Criança

Conheça o trabalho desta comunidade acadêmica dedicada ao aprimoramento do ensino e aprendizado através dos avanços nas pesquisas sobre o cérebro.
A Comunidade Aprender Criança foi idealizada com o objetivo de integrar Educadores e Neurocientistas (pesquisadores do cérebro) na busca de soluções que aprimorem o ensino e o aprendizado em todos os níveis. Os neurocientistas estão se aprofundando cada vez mais nos domínios do que sempre foi o objeto de trabalho dos educadores, o cérebro da criança.
Nesse contexto é que surge a neuroeducação, um novo ramo da ciência que tem como objeto de estudo a Educação e o Cérebro, entendido como um órgão social que pode ser modificado pela prática pedagógica.
Esse esforço cuidadoso de tradução das descobertas nos laboratórios de pesquisa para a Escola e o educador é o desafio da Comunidade Aprender Criança. O desafio decorre da responsabilidade da missão, transferir os conhecimentos dos neurocientistas para a sala de aula sem o envolvimento e a expertise dos educadores pode provocar a aplicação prematura e inadequada dos dados científicos e o insucesso da desejada integração das duas áreas.


Os educadores e neurocientistas não podem perder a oportunidade que o momento histórico apresenta, aprimorar o ensino e as escolas guiando os Educadores através de um caminho hoje bem pavimentado pela ciência.
Esperamos que a Comunidade Aprender Criança cumpra sua valiosa missão colaborando para a chegada de um tempo em que todo estudante, em sua diversidade de habilidades e dificuldades, seja contemplado com a vanguarda do conhecimento sobre o cérebro, pois só assim “nenhuma criança ficará para trás”!

Um comentário:

  1. Olá!
    É através do conhecimento da criança e suas possibilidades que educadores poderão traçar estratégias de aprendizagem. Boa iniciativa.
    Abraço, verabruxa.

    ResponderExcluir