O que conta mais na hora da contratação

Pessoas de talento e perfil geralmente são descartadas sem ao menos ter chance de mostrar seu potencial

Quantas vezes não nos deparamos com situações do tipo, você não tem o perfil que a vaga pede. Ou, a oportunidade é para alguém com mais conhecimento sobre a área requerida.
Em relação ao perfil almejado pela empresa, fica uma pergunta: qual é o perfil da empresa que está lhe contratando? O inventário de talentos da empresa está atualizado? Inventário!!!! Como assim, inventário?!!! Isso mesmo, inventário. Afinal, se a empresa exige do profissional um Perfil a ser preenchido, ela deve ter como embasamento algo. No caso de contratações e recrutamento seu embasamento deveria se dar por um histórico interno registrado e arquivado.
Algum time deixaria de contratar o jogador Neymar só por quê ele tem dezenove anos e é profissional a menos de dois anos? Provavelmente não. Agora alguém um dia o perguntou quanto tinha de experiência o jogador? Alguém questiona seu perfil como profissional ou pessoa para contratá-lo? Pouco provável.

Agora essas questões de perfil vem à tona no momento em que as empresas se põem a recrutar mão-de-obra. Dentre as entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo, quantas vezes você foi questionado pelos talentos que possui? O que! Nenhuma!! Como os vários profissionais de RH espalhados pelo país definem seu perfil em menos de 30 minutos de entrevista?


Vamos então fazer um esboço dos ítens citados acima:

Perfil
1. Contorno do rosto de uma pessoa vista de lado:
2. Descrição de uma pessoa em traços mais ou menos rápidos.
Talento
1. Fig. Aptidão natural, ou habilidade adquirida.
2. Inteligência excepcional; engenho.
3. Pessoa talentosa:

Segundo o dicionário Aurélio, tais descrições acima mostram que perfil é algo como: descrição em traços mais ou menos rápidos. Seria então, alguém que agrade à primeira vista? Alguém bem vestido, seria um bom perfil?
E talento. Talento é mencionado como aptidão natural, ou habilidade adquirida. Para o Instituto Gallup, em seu teste Descubra seus pontos fortes, realizado com mais de 2 milhões de pessoas foram delimitados alguns talentos como sendo: Responsabilidade, Adaptabilidade, Crença, Criatividade dentre outros chegando a 34 no total.

Conforme os recursos do capital humano de uma empresa é que ela poderá delimitar seu verdadeiro perfil e, a partir daí, definir os perfis que ela necessita à ocupação de seus cargos em aberto.
Então, o auto-conhecimento por parte da empresa é de suma importância para que ela saiba seu posicionamento perante a sociedade e seus concorrentes.


Aptidão
1.Disposição inata; queda:
2.Habilidade ou capacidade resultante de conhecimentos adquiridos:

O que quero deixar claro aqui é que, ao contratar profissionais, as empresas passem a visar o talento de cada um ao invés somente de querer contratar pessoas com “experiência” em tal função, porém com Perfil inapto para estar naquele cargo.

De que adianta eu contratar alguém com uma experiência de dez anos em vendas e sem Carisma ou Empatia e querer que ela seja amistável com os clientes?

Por acaso, alguém já perguntou qual é o verdadeiro talento de Neymar? Você pode estar afirmando, ele é um craque de futebol. Sim, isso é sua aptidão. Agora um de seus talentos com certeza é Adaptabilidade, pois em várias circunstâncias das mais adversas ele se sobressai. Criatividade para compensar sua aptidão de jogar futebol.


Valorize as pessoas pelos seus talentos inatos, mais do que por seus conhecimentos. Conhecimento pode ser adquirido, enquanto os talentos são   inatos e cada pessoa possui uma combinação única. Somente assim estaremos fazendo jus ao real valor de cada um.

Fontes:
Dicionário Aurélio Online

Descubra seus pontos fortes - Marcus Buckingham e Donald O. Clifton

Nenhum comentário:

Postar um comentário